V CONPET Civil – edição Ouro Preto: transformando transformadores

No último final de semana (30/03 – 01/04), ocorreu, na cidade de Ouro Preto, o V Congresso Nacional dos Grupos PET de Engenharia Civil. O evento aconteceu durante 3 dias, contando com 109 inscritos, dentre eles, nós do PET Civil UFJF.

A ideia principal do evento é estabelecer a conexão entre alunos e professores participantes do Programa de Educação Tutorial, permitindo a troca de conhecimentos, experiências e sugestões. Temos a honra de dizer que a UFJF foi a primeira universidade a sediar o CONPET, em 2014, contando com mais de 40 petianos de todo o Brasil, número que vem crescendo a cada edição.

A V edição do evento trouxe a temática “PET: Multiplicador de Conhecimento para a Transformação Social”. A programação contou com excelentes palestras, além de atividades de integração e dinâmicas.

IMG_1095

Chegada do PET Civil UFJF ao evento

A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. Luiz Fernando Rispoli, que comentou sobre a educação e o processo de aprendizado da Engenharia Civil, falando também sobre a tríade ensino, pesquisa e extensão. Houve também uma palestra ministrada pelo Prof. Romero Gomes, que discorreu sobre a responsabilidade social do engenheiro civil. Logo após, a professora Wanna Carvalho Fontes, pesquisadora em resíduos sólidos pela UFOP, falou sobre oportunidades sustentáveis para novos negócios. A última palestra foi ministrada pelo administrador de empresas Tiago Mitraud, que trouxe noções de liderança e carreira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além das palestras, o evento também promoveu um show de mágica com o Mágico Silas, que rendeu diversão e boas risadas. Houve também uma competição de cartas onde o desafio era construir o castelo de cartas com maior eficiência: maior altura e menor número de cartas possível.

IMG_1273

Show de mágica com Silas Henrique

IMG_1340

Equipe vencedora da competição de cartas

Outra atividade muito interessante e enriquecedora foram os Grupos de Discussão, onde petianos de diversas universidades tiveram a oportunidade de discorrer sobre questões pertinentes ao programa e trocar experiências.

IMG_1401

Grupo de discussão 5 – Petiano: o agente transformador que a sociedade merece e precisa

Fechando a programação, aconteceu a apresentação de trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O PET Civil UFJF apresentou duas atividades: “Tutoria Voluntária em ‘Contexto e Prática em Engenharia Civil’” no âmbito do ensino, e “Software para projeto, análise e simulação de estruturas para Engenharia Civil e Arquitetura”, na área de pesquisa. Logo após, houve um tempo de reflexão chamado de “Árvore dos Problemas”, em que cada grupo PET deveria listar causas e consequências de não praticarmos tantas atividades de extensão e as possíveis soluções para isso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E claro, não faltou um tempinho para “turistar”. A cidade de Ouro Preto é famosa nacionalmente por seus encantos e cantos cheios de história. Foi o primeiro sítio brasileiro considerado como patrimônio mundial pela UNESCO.

O V CONPET Civil foi uma oportunidade incrível de desenvolver o contato com outros grupos, aprender mais com as experiências de cada um e ensinar com as nossas. O grupo PET Civil UFJF, em particular, voltou do evento muito mais unido, motivado e disposto. As experiências lá vividas ficarão na memória de todos nós, que nos sentimos renovados e ainda mais petianos. E, claro, ainda mais conscientes de nossa responsabilidade com transformadores da sociedade.

Que venha o VI CONPET Civil! A UFRGS nos espera. Partiu, Porto Alegre. Bah, Tchê!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s