Não é novidade que a China é um dos países que mais crescem no mundo. Com uma economia totalmente voltada à exportação, o “made in China” é uma das frases que mais são vistas em produtos de diversos segmentos: automobilístico, eletrônico, têxtil e muito mais.
E engana-se quem pensa que a engenharia fica para trás. Os gênios chineses estão contribuindo cada vez mais para que o país se torne referência mundial em obras grandiosas e gigantescas.
O projeto
Uma das últimas façanhas dos chineses é um grandioso projeto de conexões de transporte com o objetivo de estabelecer ligação direta com a Europa e a África, para, assim, expandir ainda mais seus limites econômicos. Como a velocidade de execução é sempre um quesito indispensável para os chineses, já estão sendo projetadas megamáquinas de construção sob medida para acelerar todo o processo.
O projeto, idealizado pelo presidente chinês Xi Jinping em 2013 e denomidado Belt and Road Initiative (BRI) – algo como Iniciativa Um Cinturão, Uma Rota –, tem o objetivo de interligar dois terços da população mundial em 70 países por meio de uma rede de ligações terrestres (o “cinturão”) e vias marítimas (a “rota”). Todo o investimento necessário foi estimado em trilhões de dólares, a serem arrecadados através de iniciativas pública e privada.
O projeto tem avançado, podendo ser notado além dos limites do território chinês, onde estão sendo construídas novas ferrovias em ritmo acelerado.

Planos de extensão ferroviária da “Iniciativa Um Cinturão, Uma Rota”
As megamáquinas
Como qualquer grande construção, alguns obstáculos estão sendo encontrados. Um deles é o fato de que grande parte das linhas ferroviárias deveriam estar suspensas sobre vales. A dificuldade maior foi construir vias férreas de alta velocidade em curto tempo. Para isso, uma inovadora máquina foi projetada. A popularmente conhecida como Monstro de Ferro transporta, eleva e posiciona seções de trilhos, formando pontes de ferrovia.
O funcionamento da máquina se dá da seguinte forma: Com o auxílio de suas 64 rodas, o monstro de ferro transporta um bloco e o coloca no lugar. Depois volta, apanha mais outro bloco, e volta pela parte que acabou de ser colocada. Essa dinâmica de funcionamento acelera todo o processo de execução da obra, além de permitir que a construção seja realizada nos locais mais difíceis. A resistência das ferrovias é garantida pelo fato de que a própria máquina pesa ainda mais do que qualquer composição ferroviária, sendo ela mesma uma espécie de teste da estrutura, com cerca de 580 toneladas.

Monstro de Ferro
Outra megamáquina utilizada no projeto é a TBM Slurry, com o objetivo de escavar um túnel de 5km em uma região de terremotos, para uma rodovia de seis pistas. Essa é uma nova “made in China”, visto que até então o país costumava importar máquinas desse porte. A fabricação própria é recente.
A máquina contém um enorme disco giratório capaz de escavar a terra e cortar as rochas à sua frente. A máquina se move para frente impulsionada por cilindros hidráulicos, e tem uma estrutura traseira que permite que os trabalhadores instalem as paredes na parte do túnel que já fora escavada.

TBM Slurry
Com exemplos gigantescos como esses, não restam mais dúvidas de que a China tem tudo para continuar a se sagrar como potência mundial na área da engenharia. As megamáquinas com as quais o país vem conquistando o mundo são um fator determinante para tal avanço. Outra importante parcela nesse progresso é a ambição dos chineses, que não deixam escapar uma oportunidade de expandir sua economia e lucrar cada vez mais.
Como presente e futuro da engenharia, os colegas chineses são ou não são exemplo e inspiração para nós, profissionais brasileiros?
Fonte: BBC