Museu Nacional da Quinta da Boa Vista – Uma tragédia anunciada

Criado em 1818 por Dom João VI e instalado desde 1892 no antigo palácio imperial de São Cristóvão, o museu encontra-se na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristovão. Além disso, abriga igualmente o excepcional e grandioso Jardim Botânico, de 40 hectares.

O Museu Nacional era a mais antiga instituição científica do Brasil, voltada à pesquisa e à memória da produção do conhecimento. Hoje, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, tal instituição detinha um acervo composto por mais de 20 milhões de itens distribuídos por coleções que servem de base para a pesquisa desenvolvida pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Vertebrados e Invertebrados.

Dentre esses, estão o mais antigo fóssil encontrado no país, batizado de “Luzia”; a coleção de arte e artefatos Greco-romanos da Imperatriz Tereza Cristina; as coleções de Paleontologia que incluem Maxakalisaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais.

1

Contudo, esta tragédia poderia e deveria ser evitada. Pelo descaso e falta de verba, esse patrimônio nacional foi seriamente deteriorado. Segundo informações, uma emenda parlamentar foi aprovada em 2014, destinando cerca de 20 milhões de reais que nunca foram investidos no Museu Nacional.

A verba seria destinada para projetos urgentes e que poderiam evitar essa incêndio. Dentre os destinos do dinheiro, tem-se a retirada de objetos guardados em álcool e, portanto, inflamáveis. Além disso, a estrutura da edificação era, em grande parte, de madeira.

brazil-fire-museum-2018-09-03t014410z-50951104-rc1d5101e8a0-rtrmadp-3-brazil-fire-museum-ricardo-moraes-reuters

Com o descaso de um patrimônio público tão importante para os brasileiros, que possui tanta história e acervo, fica o questionamento às autoridades e responsáveis: até quando a irresponsabilidade, a falta de compromisso, negligência e a má administração permanecerão?

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s