Fábrica de casas

Quando se pensa em uma casa em construção, provavelmente você imagina um cenário de construção como nas imagens abaixo: A ideia que vem à mente é de vários pedreiros empilhando tijolos e virando concreto, fazendo barulho, batendo martelo, cavando buracos, quebrando pedras e por aí vai.

Construção de casas do modo artesanal

Contudo no mundo contemporâneo já podemos pensar em outro cenário para a construção de uma casa… Uma fábrica de casas. Imagine um galpão  gigante com uma linha de produção enorme na qual no final o produto é uma casa, como é mostrado nas imagens abaixo:

fabrica de casa

Imagem externa da fábrica de casas

 Galpão da fábrica de casas

Assim como o método de produção de Henry T Ford para o modelo T fez com que os carros fossem acessíveis ao consumidor médio, a linha de produção e o volume de compras diminui o custo e o tempo de construção das casas pré-fabricadas.

A montagem é como uma forma de quebra cabeça, a primeira etapa é fazer um piso de concreto que, após terminado, é içado e levado para a linha de montagem. Então as paredes são encaixadas no piso e coloca-se o sistema hidráulico e elétrico e, para finalizar, o teto é colocado no topo da casa.

Um dos locais no qual este tipo de montagem ocorre é no leste do Texas pela companhia de construção Evolution que chega a construir 50 casas por ano. Dave Stone é gerente de operação de plantas da Evolution e explica que há 17 estações na fábrica sendo que se eles fizessem somente uma casa por dia, esta poderia estar completa em até seis dias.

Este tipo de casa também pode ser construída visando vários objetivos diferentes. Uma casa pré-fabricada pode ser projetada de modo que possua maior eficiência energética, logo a conta de luz fica mais barata para o consumidor e o impacto no planeta é menor. Outra ideia é utilizar a construção em aço para que a casa possua maior durabilidade e resistência face a condições climáticas adversas.

Além da construção em massa de casas, o estilo pré-fabricado de construção também pode ser usado para a construção de casas incrivelmente luxuosas e de acordo com o gosto do cliente, uma vez que o comprador pode decidir o número de quartos, o desenho arquitetônico e outras especificações junto a empresa construtora.

Casa pré-fabricada de luxo

Vantagens deste tipo de construção:

  • Este tipo de casa pode ser construída em um terço do tempo que levaria para se construir a mesma casa no local de obra;
  • A construção deixa de ser artesanal, algo que ainda é característico na construção civil brasileira, fazendo com que a obra tenha menor custo e fique mais limpo e organizado;
  • Muito interessante para empreendimentos no qual é construído um grande número de edifícios;
  • Maior independência em relação à profissionais da construção civil no que se refere à mão de obra;
  • Maior controle da construção e de suas etapas possibilitando maior qualidade do produto final.

Desvantagens deste tipo de construção:

  • É necessária uma maior qualificação da mão de obra para este tipo de serviço;
  • Falta de profissionais qualificados para este tipo de construção no Brasil;
  • Caso haja problema com uma casa, toda a linha de montagem pode chegar a ser interrompida;
  • Nem sempre é vantajoso usar este tipo de construção para um número pequeno de casas.

Deste modo pode-se perceber que ainda é difícil implementar este tipo de construção no Brasil de agora, mas que é importantíssimo que entendamos como este novo tipo de construção funciona, pois ele possui diversas vantagens e, com certeza, será útil no futuro.

Referências: Casas pré-fabricadas, YouTube, Idealista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s