Elefante branco flutuante


A mais nova obra de engenharia de grande repercussão mundial foi inaugurada no dia 23 de outubro de 2018: a maior ponte marítima do mundo (Imagem 1). Ela liga Hong Kong e Macau a Zhuhai e sua construção tem ao total 55 km de extensão (no Brasil,  a ponte Rio-Niterói, tem 13,2 km) e engloba trechos de estrada, três pontes, ilhas artificiais e um túnel subaquático. O complexo projeto de engenharia custou mais de 15 bilhões de dólares (só a ponte principal custou US$ 6,92 bilhões) e faz parte do plano de desenvolvimento econômico para formar uma megalópole high-tech, batizada de área da Grande Baía. O objetivo é rivalizar com a área da Baía de São Francisco (Silicon Valley), nos EUA, e a área da Baía de Tóquio, no Japão.

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Imagem 1 – Infográfico informativo sobre a ponte.

Números da Ponte

    • Foi construída usando 400 mil toneladas de aço, o suficiente para erguer 60 torres Eiffel;
    • As três pontes da estrutura são capazes de suportar ventos de até 340 km/h, segundo a Deutsch Welle;
    • Uma parte de 6,7 km mergulha em um túnel submarino que passa entre as duas ilhas artificiais;Pelo menos 18 trabalhadores morreram em serviço e mais de 200 ficaram feridos, sendo chamada pela mídia local como “ponte da morte”;
    • A ponte, estradas de acesso e ilhas artificiais que compõem o projeto custaram impressionantes US$ 20 bilhões (R$ 73,72 bilhões) para serem construídas.

Impactos ambientais

Grupos ambientalistas dizem que o projeto pode ter causado sérios danos à vida marinha na área, incluindo ao golfinho branco chinês (Imagem 2), espécie considerada “criticamente rara” e “vulnerável”.

A quantidade desses golfinhos vista nas águas de Hong Kong caiu de 148 para 47 nos últimos 10 anos, e eles agora estão ausentes da região próxima à ponte, de acordo com a filial de Hong Kong do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, da sigla em inglês).

“O projeto causou danos irreversíveis ao mar”, disse Samantha Lee, diretora-assistente de preservação marinha na WWF. “Receio que o número (de animais) nunca mais volte a subir”.

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Imagem 2 – Golfinhos brancos têm sido cada vez mais raros nesse região.

Impedimentos

Não é qualquer pessoa que pode atravessar ou transitar nessa ponte. Aqueles que querem atravessar a ponte devem obter licenças especiais, distribuídas por um sistema de cotas. E todos os veículos pagam um pedágio. A ponte não é atendida por transporte público, mas ônibus privados farão o percurso. Não há ligação ferroviária. Autoridades inicialmente estimaram que 9,2 mil veículos atravessariam a estrutura todos os dias.

Em sua construção, tiveram que levantar gigantescos pilares (Imagem 3) para que as embarcações pudessem navegar, duas ilhas artificiais e 6,7 quilômetros de túneis submarinos. Supõem que a edificação tenha 20 vezes a longitude do Golden Gate, a famosa ponte levantada na cidade norte-americana de San Francisco.

Estrutura

Imagem 3 – Gigantescos pilares sustentam o elefante branco sobre o Mar da China.

Por fim, a redução do tempo de viagem que ela proporcionará entre Zhuhai e Hong Kong é apontada como um dos ganhos: a expectativa é de que o percurso, antes feito em até quatro horas, seja concluído em 30 minutos.

Leia mais:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/10/22/china-inaugura-maior-ponte-maritima-do-mundo.ghtml

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/10/23/maior-ponte-maritima-do-mundo-e-inaugurada-na-china.ghtml

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/22/album/1540232398_173246.html#foto_gal_5

https://www.bbc.com/portuguese/geral-45950724

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/10/maior-ponte-maritima-do-mundo-mostra-dominio-de-pequim-sobre-antiga-colonia.shtml

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