Faculdade x estágio

Quem, dentro da faculdade, nunca esteve na dúvida sobre valer realmente a pena atrasar o período da faculdade para estagiar ou sobre como se preparar para esse momento? Com certeza é uma insegurança comum na maioria dos estudantes, e é por isso que resolvi te dar algumas dicas! Isso não significa que você tenha que pensar como eu, mas também não custa nada conhecer novos pontos de vista, não é mesmo?!

estagio2-630x350

Bom, vamos aos poucos… Será que vale mesmo a pena fazer estágio durante a graduação? Para mim, a resposta é sim! Sabemos que obter o conhecimento técnico é essencial e indispensável para nossa formação, mas quando formos para o mercado de trabalho só isso não será suficiente, e é nesse momento que o estágio mostra-se importante: ele faz a transição entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho, de forma a minimizar os impactos que essa mudança pode gerar em nossas vidas. E não para por aí. Ele também te permite assimilar e praticar tudo àquilo que foi visto na sala de aula, fazendo com que o aprendizado se torne muito mais dinâmico e interessante. Além disso, vale frisar que estagiar não significa perda de tempo ou atraso de vida, pelo contrário, a capacidade de assimilação possibilitada por ele irá te ajudar a entender os conteúdos dos livros e apostilas e com certeza você economizará seu tempo! Sem contar, claro, que sua rede de contatos aumentará substancialmente e isso poderá te ajudar no futuro, quando você estiver formado e à procura do primeiro emprego.

Mas não se iluda achando que é fácil conciliar essas duas atividades, porque não é. Apesar disso, com muito planejamento é possível superar todos os obstáculos! Aqui vão algumas dicas para você se sair melhor:

  • Planejamento é tudo! Muitos estudantes sentem que não têm tempo para nada e que 24 horas no dia é muito pouco, considerando toda sua rotina. Mas na verdade, o que acontece, é que eles não possuem um bom planejamento e gastam muito tempo do dia sendo improdutivos. Portanto, planeje sempre sua vida, tenha uma agenda e coloque nela todos os seus compromissos, aulas, estágio, lazer… Estime quanto tempo gasta para fazer cada atividade e anote tudo nela, assim seu dia voltará a ter 24 horas! E, claro, não deixe para fazer isso de última hora: planeje-se com uma ou mais semanas de antecedência, dessa forma você terá margem para reestruturar sua rotina se por ventura algum imprevisto acontecer (e eles sempre acontecem!).
  • Seja proativo, “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”. Com certeza você já ouviu essa frase inúmeras vezes e a deixou de lado em muitos momentos também. Mas acredite, ela pode te ajudar muito! Por mais que a atividade seja pequena, sem muita relevância, quanto menos tarefa ficarem acumuladas melhor será para você. Então se surgir algo para ser realizado: realize, faça, tire esse peso das suas costas antes que se acumulem muitos e você não aguente mais carregá-los.
  • Não deixe os estudos de lado. O estágio é ótimo para praticar todo o conhecimento técnico que você aprende na faculdade, mas se você deixa de ir às aulas, não estuda porque está cansado, não se dedica por falta de tempo, qual conhecimento será praticado?
  • Respeite-se e respeite seus limites. Você não precisa ser um robô, o melhor da sala ou o melhor estagiário, mas também não significa que você deve empurrar tudo com a barriga e não se dedicar. Entenda seus limites e não os ignore: se achar que não está dando conta, ou que a dupla rotina está muito maçante, peça ajuda, não tenha vergonha ou medo de admitir que não da conta de fazer tudo sozinho. Todo mundo já teve um momento da vida que se sentiu sobrecarregado, então eles estarão dispostos a te ajudar e você vai ver como será benéfico, tanto para seus estudos quanto para o estágio, saúde, amigos e família.download

Por fim, não tenha medo da dupla jornada do estudante universitário! O estágio é uma oportunidade de crescimento enorme, que vai muito além do aprendizado prático. Nele você aprende a ter responsabilidade e a ter controle da sua própria vida, de forma que mesmo depois dele acabar sua organização adquirida durante o período vai continuar afetando sua rotina positivamente, por todos os desafios que você tiver que enfrentar. Então, permita-se!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s