Consegui um estágio, e agora?

Currículo impecável, qualidades e defeitos na ponta da língua para entrevista e horário planejado para estagiar durante a graduação. Ok, isso você já sabe bem como fazer. É chegada a hora de novos anseios e medos. O que faz o estagiário de Engenharia Civil? Como é a rotina do estagiário nas obras? O que se deve saber antes de iniciar o estágio?

O estágio é importante por um simples motivo: no exercício da profissão do engenheiro, a técnica, aprendida na faculdade, é apenas uma parcela do conjunto que define o profissional da engenharia. Engenheiros não se formam somente em sala de aula e graduandos que desejam iniciar seu primeiro estágio possuem muitas dúvidas e anseios em relação a essa nova fase de suas vidas.

size_960_16_9_engenheiro-triste4

Obviamente, é exigido do estagiário conhecimento técnico e estudo. Entretanto, a demanda por habilidades operacionais e administrativas é superior, justamente o que a faculdade não ensina. Aprendizado do ambiente corporativo, técnicas de administração, gestão de pessoas, recursos financeiros e contabilidade são tópicos constantes nas atividades durante um estágio de Engenharia.

Deve-se diferenciar um estágio voltado para serviços de escritório e outro voltado para acompanhamento de obras. Enquanto o estagiário de indústria ajuda em projetos em diferentes tipos de softwares,  cria planilhas, imprime e organiza documentos, o estagiário de campo acompanha o engenheiro em vistoria para verificar se a obra anda conforme projetado. Nessa fase, aparentemente sem nenhum esforço para o estagiário, está algo importante: o fato de você frequentar o ambiente, assistir de perto o trabalho do engenheiro, interagir com os trabalhadores da obra, faz você, involuntariamente, aprender e adquirir conhecimentos que só são obtidos com o exercício, em qualquer tipo de trabalho. Com o passar do tempo, você irá aprender a ler os diferentes tipos de projetos e será solicitado a conferir como estão sendo construídos na obra. Nesta fase, conhecimentos técnicos entram em ação. E responsabilidade também.

Mas que conhecimentos técnicos são requeridos para a realização dessas atividades? Saiba que, independente de você ter estudado ou não na faculdade assuntos relacionados às atividades do estágio, o que vai fazer de você um bom estagiário é entender previamente o que está sendo construído. Antes de iniciar o estágio procure saber a etapa em que a obra se encontra. Se esta estiver no início é interessante a busca por conhecimentos em tópicos como topografia (leitura de projetos de topografia, locação de obras e execução de gabarito), movimentação de terra (cálculo dos volumes de corte e aterro, compactação dos solos e empolamento), materiais de construção (concreto armado, mistura, adensamento, transporte, lançamento do concreto fresco e cura) e estruturas de fundação (impermeabilização de fundações, etc.). Neste momento, contato com professores e veteranos de sua faculdade e boas fontes de pesquisa ajudam muito.

salario-engenheiro

Geralmente a carga horária e os grandes deslocamentos são fatores que dificultam a vida do estagiário de Engenharia Civil, mas todo o esforço é muito válido quando o estágio o torna um profissional capacitado. O sentimento de saber o que é e como desempenhar sua profissão não tem preço. Adquirir conhecimento sobre softwares como AutoCad, Excel e Revit (BIM), realizar orçamentos, cronogramas, memorial descritivo e especificações técnicas e lidar com pessoas de diferentes graus de instrução e em diversos cargos são experiências que tornam o estudante de Engenharia Civil verdadeiros Engenheiros Civis.

E agora? Está mais tranquilo? Confie em si próprio e boa sorte nessa nova jornada!

 

Fonte: Cia de Estágios; EngenhariaE; Exame.

Anúncios