Batatas na Construção Civil?

Seja cozida, frita, assada ou purê… Todos amam batatas! Mas este post não é para explicar os benefícios desse tubérculo ou realizar uma receita universitária (rsrs). O intuito é apresentar uma nova solução sustentável na Engenharia Civil, a utilização de cascas de batatas na criação de materiais de construção.

casca-de-batata-material-construcao-engenharia360-2-1024x513

Imagem: rowanskitchen.com

O uso desse tipo de material (resíduo orgânico) na engenharia, é crescente. A necessidade de diminuir o desperdício e encontrar soluções alternativas e sustentáveis está, cada vez mais, sendo discutida entre profissionais de diversas áreas.

Nesse sentido, os Engenheiros Civis britânicos, Greg Cooper, Rowan Minkley e Robert Nicoll, desenvolveram a Chip[s] Board. Uma família de materiais ecológicos que possuem a vantagem de não ter químicos prejudiciais ao meio ambiente em sua composição, como formaldeídos, ao contrário de alguns tipos de MDF ou contraplacado.

Na convecção desse material é usada uma mistura de batata como ligante para as fibras da casca e o resultado são estes painéis abaixo, obtidos por prensagem térmica. Eles podem ser utilizados tanto como materiais de construção como aproveitados para outras aplicações, realizando a fabricação de mobiliário.

cascas-batata-materiais-engenharia-civil-03

Imagem: chipsboard.com

Na construção civil, atualmente, alguns derivados da madeira são de difícil reciclagem, o que acaba fazendo a necessidade da utilização da incineração. No entanto, o produto da Chip[s] Board é totalmente biodegradável. Assim, ao final da obra, pode ser usado como fertilizante para plantações ou alimento para animais.

Há ainda outros estudos utilizando a casca da batata como isolamento acústico. Além disso, o uso de outros alimentos para produção de materiais ecológicos está sendo estudada em diversas pesquisas.

cascas-batata-materiais-engenharia-civil-02

Imagem: chipsboard.com

O desenvolvimento desses materiais auxiliam na redução do desperdício, transformando o que iria para o lixo em recurso de escala industrial. Além disso, reduz o impacto ambiental, já que os materiais tendem a ser totalmente biodegradáveis. A utilização da produção considerada danificada ou não utilizada (como é o caso das cascas) em indústrias, faz com que as fábricas reduzem a geração de resíduos e, cada vez mais, se tornem sustentáveis.

FontesEngenharia 360Chip[s] BoardEngenhariaCivil.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s