O Milagre da Rotina Matinal: O Que É? Por Que Fazer? Como Fazer?

Um dos assuntos mais comuns entre os estudantes é o tanto de atividades que devemos fazer versus o tanto de tempo que temos para fazer estas atividades. Além disso há sempre a nossa amiguinha, a procrastinação. É incrível como muitas vezes ficamos desde manhã enrolando para, por exemplo, estudar para uma prova que será semana que vem ou escrever um trabalho para o dia seguinte.

Nós podemos até achar determinada disciplina interessante e ficar feliz quando finalmente cumprimos nossas tarefas para podermos ficar sem preocupações, mas sempre é difícil começar a fazer a tarefa. É comum que fiquemos o dia inteiro fazendo outra coisa (que nem é tão importante) enquanto nos preocupamos com a tarefa que temos que cumprir, mas mesmo assim não parar o que estamos fazendo para ir completar a tarefa. Nós ficamos assistindo à uma série que nem está divertida, pois estamos cheios de preocupação com o que temos que fazer de verdade, mas não nos movemos até a situação ficar crítica.

Eis a solução para os seus problemas: Estabeleça uma rotina matinal!!!

O que é?

O nome “rotina matinal” é bem ilustrativo. Uma rotina matinal consiste em uma lista de tarefas que você cumpre no período da manhã logo após acordar, entretanto não são quaisquer tarefas que você deve exercer durante a manhã. Uma verdadeira rotina matinal possui tarefas que vão te colocar nos trilhos da produtividade logo de manhã para que você comece o dia cheio de energia e determinação.

Por que fazer?

Como já foi dito, a rotina matinal te transforma em uma pessoa mais produtiva e diminui a procrastinação significativamente, quando aplicada corretamente, contudo ainda há um benefício maior que esses citados. Além do que já foi explicitado a rotina matinal te proporciona um estado que te deixa mais feliz, para que você se sinta pleno ao longo de todo o dia.

Como fazer?

Tenha em mente que a rotina matinal NÃO é uma formula milagrosa, porque formulas milagrosas não existem. Para estabelecer uma rotina matinal você precisa ter em mente que exigirá esforço e determinação. Com isso em mente, vamos para os passos para estabelecer uma rotina matinal de sucesso:

     1. Utilize metas simples!

Se você colocar tarefas muito complexas como a primeira coisa do dia, você provavelmente vai se enrolar para cumpri-las. Não coloque tarefas como “desenvolver uma pesquisa científica sobre a utilização do grafeno no concreto armado”. Ao invés disso, coloque tarefas simples na sua rotina matinal como meditar, fazer um exercício ou pensar nos seus objetivos para o dia.

     2. Comece pequeno para se tornar grande!

Não adianta começar se comprometendo a acordar cinco horas da manhã correr dez quilômetros ou querer meditar durante uma hora seguida, porque não vai dar certo. Comece com tarefas que peguem pouco tempo e pouca energia, portanto faça cinco minutos de meditação ou yoga e algumas abdominais para começar. Desta forma é mais garantido que você tenha sucesso e consiga estabelecer uma rotina.

     3. Estabeleça a meta de manter a rotina por trinta dias!

Se você começa um hábito dizendo para si mesmo que vai mante-lo para o resto da vida, seu cerebro acha esse objetivo impossível e você perde a confiança em si mesmo de que conseguirá. Então não comece pensando que você deverá fazer a rotina matinal o resto da vida, pois isso tornará o comprometimento mais dificil. Por isso é importante que você se comprometa a fazer a rotina matinal durante trinta dias continuos, nem mais e nem menos, e após esse período você decide se está te fazendo bem e se você quer continuar por mais um tempo ou não (spoiler: se você fizer da forma certa, você vai continuar e com prazer!). Lembre-se que o mais importante quando se está construindo um hábito é manter a consistência deste.

Dicas Finais!

Para fechar, uma listinha de coisas que você pode colocar na sua rotina matinal:

  1. Meditação rápida
  2. Yoga rápido
  3. Exercícios simples
  4. Arrumar a cama (parece bobo, mas é muito efetivo)
  5. Beber um copo de água gelada
  6. Pensar sobre os seus sonhos (tente entender porque você sonhou com aquilo)
  7. Fazer uma leitura rápida
  8. Pense em três coisas que você é grato no dia de hoje
  9. Prepare um café da manhã saudável
  10. Tome um banho gelado

Não faça todas de uma vez! Escolha duas e foque nelas.

Tenha um ótimo dia e comece amanhã a sua rotina matinal. Forte abraço!!

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s