Com quantos sacos de cimento se faz um estádio?

O futebol, criado na Inglaterra, é um esporte de grande prestígio mundial e que proporciona diversos benefícios econômicos, sociais, culturais, tecnológicos, entre outros. O esporte, por sua simplicidade, pode ocorrer em qualquer lugar e precisa, basicamente, de uma bola. No entanto, por ser uma atividade que movimenta mais de 270 milhões de pessoas em diversas competições existentes, é necessário que exista um local para que essas disputas sejam realizadas: os estádios.

É complexo obter um número correto de quantos existem ao redor do mundo, e, por isso, impossível encontrar um padrão construtivo para todos. Por isso, haverá um enfoque em algumas etapas e conceitos interessantes de serem abordados. Além disso será abordado o conceito “Padrão Fifa”, utilizado para estádios de alto nível, e, ao final desses tópicos, será apresentado um breve estudo de caso sobre o Cape Town Stadium, um dos estádios da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Sobre as etapas/conceitos, temos:

  • As principais peças estruturais de um estádio são os pórticos, que são formados por vigas e pilares de concreto. Existe uma variação para a quantidade de pórticos em cada estádio, porém os mesmos são utilizados para darem forma ao contorno da construção e apoiar a estrutura da arquibancada;
  • Falando em arquibancada, a construção da mesma depende do solo existente no local: se o solo permite escavação profunda, é possível que as mesmas se aloquem nas encostas da cova, o que barateia a construção; caso contrário, é necessário erguer tudo a partir do chão. Além disso, existem duas possibilidades para os assentos das arquibancadas: os mesmos podem ser moldados com concentro entre dois pórticos ou com peças pré-moldadas;
  • Para evitar rachaduras, de 30 em 30 metros um pórtico deve conter uma junta de dilatação e para evitar infiltrações o topo da junta é vedado com uma resina;
  • O gramado é uma das últimas etapas do processo construtivo. Abaixo do gramado encontram-se tubulações necessárias para drenagem e irrigação do campo. Além disso, o solo é composto por materiais orgânicos especiais, adubo e camadas de areia para que a grama permaneça em condições de jogo.

Já sobre o chamado “Padrão Fifa”, é um termo criado para designar estádios aptos a receberem eventos grandiosos como uma Copa do Mundo. Para isso, é necessário que uma série de exigências sejam cumpridas, exigências estas presentes no Caderno da Fifa, utilizado para criação da tabela a seguir:

Contudo, muitas vezes é difícil mensurar as proporções para a construção de estruturas tão grandiosas como estádios de futebol. Em vista de elucidar tal problemática, abaixo seguem alguns dados acerca do Green Point, atual Cape Town Stadium, um dos estádios da Copa do Mundo de 2010 que foi totalmente reformulado para melhor cumprir com suas funções:

  • Foram utilizados 640 mil sacos de cimento. Esses, se fossem empilhados, chegariam a uma altura quase 10 vezes maior que o Everest!
  • Escavaram-se 142,5 mil m³ de terra, sendo esse valor o equivalente a preencher cerca de 12 mil caminhões!
  • Foram utilizados 5,2 milhões de tijolos para as paredes internas. Esse valor, se dividido na construção de casas populares de 50 m², seria capaz de construir um total de 1.700 residências!
  • Para a pintura dos 88 mil m² necessários, foi preciso utilizar 780 latões de tinta com 18 litros cada um!
  • Somente no teto do estádio foram utilizadas 3,7 mil toneladas de aço. Esse peso equivale a dois ônibus espaciais!
  • Foram 30 meses de obra que envolveram cerca de 1,5 mil operários de 19 guindastes!

É possível observar, após os dados analisados, que cada estádio é planejado e construído de acordo com o padrão de evento esportivo que irá sediar, a quantidade de pessoas e a importância do evento que ocorrerá no mesmo, entretanto, independente desses fatores, é necessário seguir uma série de recomendações e normas para garantir a segurança e o conforto dos espectadores e envolvidos no evento. Com isso, um fator importante após a finalização de cada estádio é a emoção que o mesmo proporciona aos espectadores de assistirem o jogo de futebol ao vivo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s