Como salvar o semestre? (Sem surtar)

Final de semestre chegando e com ele vem as atividades para entrega, as provas, os trabalhos e mais uma infinidade de tarefas que, quando mesmo se espera, acumulam. Nessa fase, é normal estamos preocupados e se sentir inseguro em relação ao resultados que virão, agravando ainda mais se você estiver precisando de muitos pontos para ser aprovado.

O fato é que só podemos tomar atitudades a partir de agora para reverter essa situação. Não adianta se lamentar ou ficar culpando professores/colegas/pais e o ambiente que você estuda. A mudança deve ser, totalmente, de sua responsabilidade! Para te ajudar nessa fase, preparamos alguns ítens para dar uma ajudinha e turbinar seus estudos nessa reta final.

#1 Conheça sua situação atual

Cada estudante é diferente e, por isso, você deve avaliar quais são suas dificuldades, quais matérias você deve priorizar e quais assuntos você não domina. Faça um brainstorm de todas suas atividades (provas, trabalhos, seminários) que devem ser feitas até o final do semestre e todos os pontos citados nesse parágrafo.

source.gif

 

#2 Crie um cronograma

Após ter listado suas pendências, é hora de estruturar como você irá fazer para cumprir todas as tarefas restantes e ainda estudar para as provas.

Para isso, use ferramentas que ajudam a organizar e gerir o seu tempo. Pode ser em uma planilha no Excel, agenda, fluxograma à mão, qualquer coisa que você sinta confortável em usar e sempre tenha disponível com facilidade para continuar. Há alguns aplicativos que já te ajudam a organizar pelo nível de prioridade e prazo deixando o trabalho mais prático e fácil. Nesse sentido, recomendo a utilização do Trello, com uma interface muito interativa, você consegue facilmente criar listas de tarefas e prioridades.

giphy-downsized (1).gif

#3 Otimize sua técnica

Você já sabe sua forma de estudar e qual o melhor jeito para aprender algum assunto. No entanto, você já se questionou se poderia melhorar algo ou eliminar alguma parte do processo? Se está precisando de muitos pontos na última prova, provavelmente, esse é o tópico que você deve dar mais atenção. As vezes, não conseguimos identificar onde está nosso erro, por isso, uma análise criteriosa de todos as etapas (compreender a teória, resolver exercícios, fazer provas antigas) do seu processo de estudo deve ser feita. Lembre-se que você pode incluir em suas etapas, buscar informações com os veteranos sobre o que cairá na prova ou quais assuntos são mais cobrados, assim você estudará somente o suficiente. Além disso, é normal haver matérias que o método precisa ser modificado.

Para te ajudar no foco e na produtividade, recomendo pensar em utilizar a técnica Pomodoro (consiste em 25 minutos focados e 5 minutos de descanço).

source (2).gif

#4 Tenha tempo para lazer e distrações

Se permita colocar blocos de tempo no seu cronograma (#2) ao longo do dia, isso faz com que você volte mais focado e atento para continuar os estudos. Lembre-se que, assim como os outros tópicos, esse também é pessoal e cada estudante tem seu tempo ideal para descanso, tente encontrá-lo analisando seus outros momentos de estudos. Mas nada impede de você mudar durante o caminho.

Nesses momentos, faça o que goste, veja sua série favoritada, vídeos, utilize as redes sociais e saia para caminhar ou correr. Tente diversificar as atividades ao longo da semana. Tenha em mente que em seu cronograma deve haver pequenos e longos momentos para o descanso, por isso não se automatize ao cair no erro comum de colocar o mesmo tempo para todos os intervalos (isso faz com que você fique muito cansado e improdutivo ao final do dia).

source (1).gif

#5 Se prepare para a grande batalha

Você estudou e agora só resta fazer a prova. Para muitos, esse é o momento mais tenso do período. No entanto, algumas atitudes podem fazer você chegar mais tranquilo e calmo para fazer a prova.

No dia anterior, reduza o tempo de estudos, faça apenas uma revisão e não se sobrecarregue. Agora não é o momento de pegar pesado nos estudos, muito menos fazer aquela maratona de virar a noite estudando (isso faz com que você chegue cansado na prova e não consiga focar na resolução das questões). Chegue com antecedência e faça a prova com muita calma e tranquilidade!

giphy-downsized.gif

E aí, preparado pra salvar o semestre? Depois conta pra gente se esse post te ajudou ou quais dicas você aplicou para passar por essa barra? Estamos torcendo por você!

Um pensamento sobre “Como salvar o semestre? (Sem surtar)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s